Nutricionista Clínica - Especialista pela Ordem dos Nutricionistas (CP 1395N)
Iniciou a sua atividade em 2010 na área de investigação na Unit for Public Health Nutrition do Karolinska Institutet, em Estocolmo.
Desde 2011 atua exclusivamente na área da Nutrição Clínica em contexto hospitalar e clínica privada.
O acompanhamento inicia-se com a primeira consulta, com uma duração aproximada de 1h30. Esta consulta consiste na avaliação clínica completa e prescrição do plano alimentar personalizado segundo todos os parâmetros avaliados (história clínica, análises sanguíneas, análise da composição corporal por exame de bioimpedância e/ou medição de perímetros e pregas cutâneas, estilo de vida, hábitos e preferências alimentares). Em consulta de seguimento é monitorizada a evolução clínica e ajustado o plano alimentar.
Não. A marcação de consultas subsequentes é realizada consulta a consulta em função da evolução e necessidades individuais.
Não. A intervenção é baseada exclusivamente em reeducação alimentar. Podem ser prescritos suplementos alimentares apenas em situações de carências nutricionais que não sejam passíveis de corrigir pela alimentação.
Sim. O plano confere-lhe autonomia na gestão dos horários das refeições. É tido em conta o estilo de vida, incluindo a variação de horários e são apresentadas as hipóteses de gestão do plano para que o possa seguir à medida do seu dia-a-dia.
Qualquer alimento pode fazer parte do plano alimentar. Com o acompanhamento adquire conhecimento do que é adequado a si quanto às quantidades, frequência de ingestão, formas de variar e agrupar os alimentos, mantendo a liberdade nas escolhas alimentares.
O retrocesso de metas alcançadas acontece em processos que são limitados em si, como é o caso de dietas rígidas. Sendo a nossa intervenção por reeducação alimentar e não uma “dieta”, é dotado(a) de flexibilidade e autonomia para resultados a longo prazo.
A consulta de Nutrição Pediátrica é direcionada para a criança ou adolescente e as rotinas familiares são avaliadas e consideradas sem que, no entanto, haja intervenção direta nos hábitos familiares. Quando os hábitos alimentares da criança ou adolescente são maioritariamente condicionados pelos hábitos da família, aconselhamos a marcação de consulta de Nutrição Familiar.
A primeira consulta de Nutrição na Gravidez deve acontecer, idealmente, 4 a 6 meses antes da concepção.
Sim. Qualquer uma das nossas consultas de Nutrição pode ser realizada em contexto de alimentação vegetariana.
Sim. Quando a suplementação é justificada clinicamente, é realizado um aconselhamento e prescrição personalizada.